ainda no lanchinho...

     Na publicação, "Pausa para um lanchinho!", sobre a comemoração do Dia Mundial da Alimentação, pudemos acompanhar alguns números relevantes sobre o desperdício de alimentos, assim como os problemas que uma alimentação desequilibrada pode causar em crianças (desnutrição e obesidade, por exemplo).

   Ser obeso ou desnutrido, no caso acima, normalmente não é uma questão de escolha, principalmente pelo fato de serem crianças. Porém, também, existem os que optam entre esses extremos. Suas motivações e expectativas variam bastante, mas o que não varia é o resultado dessas escolhas: aqueles que escolhem entre a anorexia e a obesidade, dificilmente serão pessoas saudáveis.

  Apesar de serem consideradas doenças, podemos encontrar algumas manifestações artísticas relacionadas à obesidade e a anorexia. No caso abaixo, temos o ensaio "Full Beauty", do fotógrafo Yossi Loloi. Loloi acredita, segundo o site "Hypeness", que em suas fotos existe um foco na feminilidade das mulheres como uma forma de protesto contra a descriminação e que essa é apenas uma forma diferente de beleza, pois beleza não pode ser medida e não tem nada a ver com um padrão. Apesar de validar a iniciativa do fotógrafo na matéria "Fotógrafo cria polêmica ao fazer ensaio sensual verdadeiro com mulheres obesas", o site diz, em nota, não incentivar a obesidade, pois é uma doença e não é saudável.

  Em contraposição ao ensaio acima, o ensaio fotográfico "Thirty-Two Kilos" (Trinta e Dois Quilos), de Yvonne Thein, segundo o site Fashionatto, demonstra o sofrimento de muitas garotas ultimamente. Na matéria "'Trinta e Dois Quilos', uma interessante série fotográfica sobre anorexia e bulimia", o site destaca que a fotógrafa quis atrair a atenção para problemas causados pelos movimentos pró-anorexia e bulimia.

  Duas perspectivas diferentes que chocam da mesma maneira. Abaixo, algumas fotos. 


Full Beauty











(Créditos nas fotos)



Thirty-Two Kilos